Artigo em foco

O suporte humano pode potencializar o efeito de intervenções digitais?

Fornecimento de suporte humano para intervenções digitais de saúde mental: Uma revisão sistemática e metanálise 

– Werntz A, et al. J Med Internet Res 2023;65:e42864.1

Article in Focus


Relevância Clínica

APRIMORAMENTO DE INTERVENÇÕES DIGITAIS

Nas últimas décadas, um número crescente de intervenções digitais tem aproveitado a tecnologia para tratar condições de saúde mental, incluindo ansiedade e transtorno depressivo maior. Intervenções digitais podem incluir aplicativos móveis e intervenções virtuais que oferecem suporte sob demanda, variando de estratégias comportamentais (p. ex., automonitoramento) a abordagens terapêuticas mais complexas (p. ex., terapia cognitivo-comportamental).

Intervenções digitais podem ajudar os pacientes a controlar seus sintomas mentais; no entanto, as intervenções podem ser negativamente afetadas pela falta de envolvimento e altas taxas de abandono. Um pequeno número de aplicativos atraiu um número substancial de usuários ativos, e a penetrância no mercado continua sendo um desafio fundamental para intervenções digitais.2 Em última análise, o potencial das intervenções digitais para preencher a lacuna de tratamento na saúde mental não pode ser atendido se o envolvimento do usuário for baixo.2

Felizmente, as intervenções digitais apoiadas por seres humanos são uma forma promissora de aumentar o impacto das intervenções digitais e manter o envolvimento do usuário, potencialmente eliminando algumas das lacunas atuais nos cuidados globais de saúde mental.

INTERVENÇÕES DIGITAIS PODEM BENEFICIAR TANTO PACIENTES QUANTO MÉDICOS

Intervenções digitais não são consumíveis; podem ser fornecidas várias vezes com alta fidelidade. Recursos dinâmicos, como jogos e animações, também podem ser incorporados em intervenções digitais para ajudar a manter o envolvimento e a atenção do usuário. Para os médicos, as intervenções digitais podem fornecer recursos de coleta de dados, permitindo que eles avaliem o esforço do paciente. Para os pacientes, as intervenções digitais podem reduzir o estigma ao fornecer um senso de privacidade que as práticas terapêuticas típicas podem não ser capazes de oferecer.

O APOIO A HUMANOS PODE FORTALECER INTERVENÇÕES DIGITAIS

O suporte humano às intervenções digitais é relativamente novo; no entanto, pesquisas sugerem que o apoio humano pode reduzir o abandono e aumentar o envolvimento. 
 

Digital Interventions could be augmented by Human  support

 

O apoio humano pode melhorar a motivação do paciente; requer menos tempo do que fornecer um serviço direto, e pode ser fornecido por meio de canais síncronos e assíncronos.

Métodos em Resumo

Uma metanálise e revisão sistemática da literatura (seguindo as diretrizes PRISMA) foi realizada para avaliar como o suporte humano pode afetar os resultados de intervenções digitais. No total, 31 metanálises, que analisaram a eficácia das intervenções digitais nos resultados de saúde mental, com e sem apoio humano, foram incluídas.

Resultados Selecionados

De todos os 45 tamanhos de efeitos relatados, 48% sugeriram que intervenções digitais apoiadas por humanos foram mais eficazes do que intervenções digitais não apoiadas ao tratar sintomas em uma variedade de transtornos mentais, como ansiedade, depressão, estresse e transtorno de estresse pós-traumático. Em contraste, apenas 9% dos tamanhos de efeitos relatados sugeriram que intervenções digitais sem suporte foram mais eficazes do que intervenções digitais suportadas.

Não foi encontrado um padrão claro de resultados ao comparar provedores de apoio altamente treinados (p. ex., médicos) com apoio em nível técnico, sugerindo que o fornecimento de apoio para intervenções digitais pode não estar limitado a indivíduos com treinamento extenso em saúde mental. No entanto, são necessárias mais pesquisas que avaliem como as características de base (p. ex., gravidade dos sintomas e dados demográficos dos pacientes) interagem com os tipos de suporte humano para que possam ser tiradas conclusões mais robustas.

Uma limitação fundamental da metanálise foi que os estudos analisados variaram em termos da natureza das intervenções, população de pacientes e suporte fornecido, o que tornou difícil tirar conclusões robustas.

Considerações Finais

  • Intervenções digitais oferecem acesso a intervenções de alta fidelidade, baseadas em evidências, que podem ser potencializadas por meio de suporte humano
  • A combinação de coaching técnico e intervenções digitais baseadas em evidências poderia preencher algumas das lacunas atuais nos cuidados de saúde mental globais
  • Pesquisas futuras permitirão uma compreensão de como os modelos de apoio humano podem ser compatíveis com as características dos pacientes e os tipos de intervenções digitais

Cite este artigo como Article in Focus. O suporte humano pode potencializar o efeito de intervenções digitais? Connecting Psychiatry. Publicado em fevereiro de 2024. Acessado em [dia mês, ano]. [URL].

Abreviações:

PRISMA, itens de relato preferidos para revisões sistemáticas e metanálises.

  1. Werntz A, et al. J Med Internet Res 2023;65:e42864.

  2. Wasil A, et al. Am J Psychiatry 2020;177:464–465.

SC-US-76833

SC-CRP-14926

February 2024

Conteúdo relacionado

Two people looking at eachother icon
Infográfico

Avanços digitais: Ferramentas digitais em saúde mental

Saiba mais sobre a ampla gama de ferramentas digitais em saúde mental e seus possíveis benefícios para pacientes e profissionais da saúde.
Person using a tablet icon
Infográfico

Avanços digitais: O que são terapias digitais sob prescrição?

Explore o que distingue a terapia digital sob prescrição de outros tipos de ferramentas digitais e seu papel potencial nos cuidados de saúde mental.
Two faces icon, one face is happy and one is sad
Artigo

Perspectivas do consultório: Ferramentas tradicionais de acompanhamento de sintomas

Aprenda sobre como os métodos de acompanhamento dos sintomas podem promover o envolvimento dos pacientes e fornecer informações valiosas para informar o atendimento.

Cadastre-se agora para novos recursos


O recurso newsletter está atualmente disponível apenas para usuários nos Estados Unidos

*Campo obrigatório