Onde estão todos os biomarcadores? Possíveis grandes aliados na psiquiatria

A adoção de biomarcadores não é tão avançada em psiquiatria quanto em outras áreas da medicina.1 Embora seja, frequentemente usados em condições como câncer, diabetes, ou doença de Huntington, não há biomarcadores validados ou amplamente usados para apoiar o diagnóstico e tratamento de distúrbios neuropsiquiátricos, como esquizofrenia, transtorno bipolar ou transtorno depressivo maior.1,2 Ainda existe uma grande oportunidade para o desenvolvimento de biomarcadores que podem melhorar o tratamento e contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos para essas condições.1

Biomarcadores
Biomarcadores em cuidados psiquiátricos

 

Biomarcadores para sintomas comuns dentre os diferentes diagnósticos?

A iniciativa de Critérios de Domínio de Pesquisa (Research Domain Criteria, RDoC) levou a novas formas de conceitualizar os transtornos psiquiátricos, por meio do mapeamento de diferentes aspectos dos transtornos mentais, como circuitos neurais, genética e processos cognitivos e comportamentais. Dessa forma, é possível identificar construtos cognitivos e comportamentais que atravessam as categorias diagnósticas tradicionais (p. ex., diagnósticos do DSM-5).1 Considerando que muitos sintomas ou características de transtornos mentais são comuns em vários diagnósticos do DSM-5 (considere, por exemplo, comprometimento da memória de trabalho), adotar a abordagem RDoC pode permitir que painéis de biomarcadores sejam descobertos para construtos específicos, o que poderia permitir a descoberta e o desenvolvimento de novas intervenções.1 Um objetivo amplo seria o desenvolvimento de biomarcadores escaláveis para informar o tratamento dos sintomas e aspectos das condições que são mais incômodas para os pacientes, reduzindo assim o impacto de sua doença e potencialmente melhorando sua qualidade de vida. Por demonstrar este enorme potencial, os biomarcadores podem ser um grande aliado na busca por tratamentos mais direcionados e holísticos em psiquiatria.

Cite este artigo infográfico como Where Are All the Biomarkers? Connecting Psychiatry. Publicado em maio de 2023. Acessado em [dia mês, ano]. [URL]

DSM-5, Manual diagnóstico e estatística de doenças mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), 5.ª edição; RDoC, Critérios de Domínio de Pesquisa (Research Domain Criteria).

  1. Pratt J & Hall J. Curr Top Behav Neurosci 2018;40:3–10.

  2. Peedicayil J. Front Genet 2019;10:985.

SC-US-75160

SC-CRP-13485

Abril de 2023

Conteúdo relacionado

Two people looking at eachother icon
Infográfico

Avanços digitais: Ferramentas digitais em saúde mental

Saiba mais sobre a ampla gama de ferramentas digitais em saúde mental e seus possíveis benefícios para pacientes e profissionais da saúde.
Two faces icon, one face is happy and one is sad
Artigo

Perspectivas do consultório: Ferramentas tradicionais de acompanhamento de sintomas

Entenda como os métodos de acompanhamento dos sintomas podem promover o envolvimento dos pacientes e fornecer informações valiosas para o atendimento.
People sitting around a circle
Vídeo

Uma abordagem transdiagnóstica dos cuidados de saúde mental

Saiba mais sobre como uma abordagem transdiagnóstica difere dos sistemas de diagnóstico tradicionais e como isso poderia permitir um tratamento mais direcionado.

Cadastre-se agora para novos recursos


O recurso newsletter está atualmente disponível apenas para usuários nos Estados Unidos

*Campo obrigatório